24/07/2006

Férias.. da celebração à contemplação

Finalmente acordei suficientemente cedo para poder procurar um computador para escrever, já havia acumulando algumas coisas para dizer, essa vontade despertou cedo.

Em Sines celebra-se e contempla-se, celebra-se a vida, a diferença e a unidade e contempla-se o Sol, a história e o charme das raparigas de férias com o seu ar descomprimido. ( são manadas de mulheres bonitas Eco).

11 horas da manhá, sentado ao da estátua lado ao estátua do Vasco da Gama, com os canhões apontados do castelo para o mar, fico com a sensação de que poderia ver um navio de corsários a invadir o porto de Sines, do tempo em que eles o faziam muitas vezes, e aqueles canhões de ferro fundido, dispararem sobre ele, para defender o nosso reduto.
É fácil imaginar, sentado ao lado desta estátua grande, que está de braços abertos para o mar, como que dizendo, que o mundo é de todos os que nele se queiram aventurar, faz-me pensar no ridículo da expressão "emigrante ilegal", como se antes de mais não fossemos todos pessoas, que vivem em terra de gente.
Em Sines respira-se história marítima, da vontade lusitana de abraçar o mundo por mar.

21 horas, janta-se, comida habilmente perparada pelo chefe Zion, na casa alugada, a refeição é regada com cerveja, super block claro está, há coisas que não se abdicam.
Faz-se a viagem para Porto Covo, uma energia subtil começa a pulsar em mim, é a ansiedade de chegar ao recinto, de ouvir as primeiras notas de música, de deixar o corpo libertar-se.
Aqui celebra-se a vida, a diferença, a tal unidade...deixam de fazer sentido os preconceitos, a animosidade. É impossivel não deixar os sentidos se embriagarem com a bossa nova de Francis Him, ou os solos mirabulantes de Boris Kovac, com as caras sorridentes e interessantes que se amontoam a dançar.
Elas continuam em manada Eco, lindos vultos que passam sobe a forma de fadas, ( fica descansado, já establecemos contacto..:)
Com o passar da madrugada, do néctar dos deuses e de alguns km de dança, a escarpa rochosa virada para o mar convida a que nos sentemos sob aquele tecto de estrelas a ouvir o mar, sossegante a bater nas pedras. Ali, conversa-se com desconhecidos afáveis, unidos pelo fumo quente, ou simplesmente entre nós, e cada um ao mesmo tempo, conversa com o seu mundo, que é do tamanho do mar, ora tumultuoso, ora sereno...

Estou a gostar das férias.
( desculpem a ortografia..só sinha 30 min de net grátis, no centro de artes de Sines, local simpátiico)

5 comentários:

Anónimo disse...

Cá estou eu novamente para lhe dar trabalho nas férias: escrever correctamente 50 vezes, cada uma das palavras que errou:

celebras-se - celebra-se
mulherers - mulheres
manhá - manhã
fossemoes - fossemos
geente - gente
perparada - preparada
block - bock
perconceitos - preconceitos
mirabulantes - mirabolantes
establecemos - estabelecemos
aescarpa - a escarpa
sinha - tinha
simpátiico - simpático
deiam - ??? (que quer dizer mesmo?)

Anónimo disse...

acrescento só uma palavra ao dicionário (quem escreve tem a responsabilidade de o fazer bem ...)
sufecientemente - suficientemente

De resto, parabéns pelo blog.

eco disse...

Ah... Eu conheço bem este rapaz, sei que de manhã é dificil funcionar, aliás como para qualquer pessoa! Por isso sei que a intenção foi boa.. em férias levantares-te cedo para escreveres para o blog? muito bem.. o que conta é a intenção e os erros, nada que uma correcçãozita não resolva! ja agora obrigado pelos reparos ao Srº ou Srª Dicionario e a Nagasaki DOll!
Mas gostei de saber que se divertem e que já estabeleceram contactos.. :-)
Também quero ir pra Sinesssssss.....

Lipe disse...

Bem, caro(a) dicionário, fico agradecido pelas correções, acho que eu próprio não tinha a noção de que erro tanto ao escrever, a maioria das vezes é por distração, mas isso não serve de desculpa...
Sempre que vou ver os comentários, e vejo um comentário seu, fico vermelho e meio envergonhadito com o que vou ler, já sei que vou ser corrigido, mas é para isso mesmo que serve um dicionário..:)
Cada vez que escrevo, agora, sinto uma pressão agradável de escrever sem dar erros, é o EFEITO DICIONÁRIO. Obrigado(a)..é um efeito sudável.

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»