28/07/2006

Boom Festival 2006

De 3 a 9 de Agosto, terá lugar em herdade do Torrão, em Idanha-a-Nova, o Boom Festival 2006, festival mais internacional do país tem como tema da sexta edição a ecologia e aproximação entre culturas. A edição deste ano do Boom tem como objectivo interligar artes, cultura e conhecimento com ecologia. Pretende integrar a consciência ecológica na celebração que nasce num festival. Mais do que entretenimento, o Boom pretende dar soluções e criar vivências e experiências individuais que se apliquem num contexto social.
Desta forma irá entrecruzar artes, cultura e conhecimento com resultados de pesquisa empírica e práticas de Permacultura, além de outras ciências eco-conscientes. De notar algumas soluções para problemas antigos de todos os festivais. Algumas das tecnologias que se irão testar incluem 15 protótipos de sanitários ecológicos secos e um novo sistema de bio-tratamento para os chuveiros. está a desenvolver-se um programa piloto que transformará o lixo biológico originário do Boom em adubo orgânico. Este será doado a agricultores da região circundante ao festival. Outro projecto, o tratamento das águas dos chuveiros e dos restaurantes, será feito através de bio-tecnologia desenvolvida pelo Ecocentro IPEC, com quem o Boom estabeleceu um protocolo. A água saída destes chuveiros será tratada de forma conveniente e reutilizada. Os residuos resultantes deste tratamento serão evaporados. Assim não poluirá minimamente, dado que até o gel de banho e champô utilizados serão bio-degradáveis.
O Boom tem também um sistema de troca montado, em que cada participante que
dê à organização o seu lixo esta dar-lhe-á senhas de refeição. Fantástico.. Acho que o pai e o avô e toda a familia dos festivais de verão portugueses poderiam aprender muito com este recente mas muito "adulto" festival. Afinal, não existem problemas, só existem soluções..
O Boom irá, assim, expandir as suas fronteiras para encontrar soluções para uma relação ecológica entre a Humanidade e a Natureza mediada pela linguagem universal da arte, aliás como já é apanágio deste estilo de música.. é mais que musica, é uma filosofia, um modo de vida...

Sem comentários: