30/06/2006

Neo Liberalismo VS Socialismo


"Um patrão sem dinheiro para os trabalhadores e constroi uma casa de meio milhão de contos"
in:correio de leitores,Noticias de Vizela, edição nr 1138

Isto levanta muitas questões importantes, umas que remexeriam em recantos escuros, outras nem por isso.
Onde acabam os deveres executivos, onde começam os deveres de cidadania? será esta linha ténue e difusa? Ou uma linha bem demarcada, eu sou do principio que o cargo político acarreta responsabilidades sociais acrescidas.
Querem comentar? Seria um debate interessante.

As cores do rio



Não queria, a serio. Mas encontrei esta foto agora mesmo e, apesar de ja ter algum tempo, continua a ser, infelizmente, actual. Até quando vamos ter de conviver com este cenário? A minha juventude não permitiu que conhecesse o Rio Vizela limpo, como outrora. Tenho pena. E repudio as constantes promessas lunaticas da despoluição.

Ai, se o chalé fosse depois desta curva...

Já agora, o que foi feito do movimento cívico em favor do Rio Vizela? Faz tempo que não ouço qualquer eco!

A nossa solução?

"Novo regime de apoio às artes pretende reduzir assimetrias no país
O novo regime de apoio às artes, apresentado esta tarde no Centro Cultural de Belém pelo Ministério da Cultura, pretende aumentar o financiamento à criação e à programação, reduzindo as assimetrias da oferta cultural no país. O documento entrará em discussão pública por três semanas.
A tutela pretende privilegiar as propostas que envolvam entidade de criação residente ou que pretenda fixar residência em localidades com menor índice de oferta cultural com o objectivo de descentralizar a criação.

Mário Vieira de Carvalho avançou igualmente que o novo regime "vai trazer um aumento sensivel dos recursos disponíveis" por várias vias, nomeadamente através de fundos comunitários e parcerias inter-ministeriais. Entre as principais inovações, destacou ainda a aposta na descentralização, com a introdução de vários instrumentos, entre eles a possibilidade de serem realizados contratos tripartidos entre o MC, autarquias e entidades de criação."

in www.publico.clix.pt

Por falar em requalificações...

A Câmara Municipal de Guimarães lançou o desafio e a Universidade do Minho aceitou. Este desafio consistia em prolongar a universidade até zona histórica de Guimarães. Neste novo polo, vão funcionar cursos de especialização tecnológica, salas de estudo e de um centro de pós-graduações e doutoramentos. Com esta interacção Universidade/Cidade, beneficiam os dois. A universidade ganha mais um polo e consequentemente mais alunos, prestigio etcetc.. a cidade ganha a requalificação de uma zona que se encontrava concerteza em estado lastimoso. Claro que as despesas de requalificação serão da responsabilidade da câmara(não na sua totalidade), mas convidando a universidade a assentar praça nesta zona garante imediata e automaticamente a dinámica e desenvolvimento do local. A camara recorreu ao Programa Europeu "Cidades Inteligentes".

sem duvida inteligentes..

29/06/2006

Recantos de luz

Centro Cultural Vila Flor

Pois é, para já, em Vizela ainda não temos um Centro Cultural, com muita pena nossa. Porém o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães dispõe de alguma oferta cultural da qual podemos disfrutar. Assim durante o mês de Julho o CCVF organizará concertos, de bandas nacionais como X-Wife, Supernada(na foto) ou Dead Combo entre outras iniciativas como Semana da Dança. De destacar a particularidade dos concertos se realizarem ao ar livre nos jardins do Centro Cultural e de a entrada ser grátis.
Informem-se melhor aqui.
Ficamos a espera que Factor C benéfico leve a melhor em Vizela.

Já agora lanço aqui uma discussão! :-)
Acham que em Vizela existe viabilidade para um Centro Cultural? Em que zona/edificio?
Aceitam-se sugestões..

28/06/2006

Recantos



O nome recantos, põs me a pensar na palavra.
Vizela tem inúmeros recantos de vária naturezas, físicas, culturais, ambientais, e de vários caracteres. Uns que valem a pena, e outros que urge banir.É nos recantos que geralmente se encontra o melhor e o pior.
Eu vou me aqui debruçar sobre um recanto mais abstracto da sociedade vizelense, o factor C.
Existem dois factores C muito importantes, o factor Cunha e o factor Conhecimento, um repele o outro.
Em vizela, num plano abstracto e tacitamente aceite, predomina o factor Cunha.

  • Um qualquer concursso de uma instituição pública-Facto C
  • Licenças para iniciativa privada-Factor C
  • Subsídios associativos-Factor C
  • Etc, Etc...

Isto resulta em que:

  1. se afastem as pessoas mais capacitadas dos poderes de execução e decisão.
  2. se afaste a iniciativa privada competitiva e inovadora.
  3. se desencentive a sociedade civil de se mobilizar em torno de questões importantes.

Na prática, dificilmente se reunirão as condições para que um dia tenha-mos uma organização do território coerente, um energia geotérmica ao servico do ambiente e dos vizelenses, dificilmente se terá um sector terciário capaz de gerar riqueza. Uma valorização do património histórico capaz de nos identificar no espaço e no tempo de forma positiva, etc`s mais que me intristecem.

O factor Cunha em requerimento do factor conhecimento é um recanto obscuro.

(desculpem o desabafo, mas existem recantos que devem ser mexidos.)

Para quem tem muuuiitooo tempo livre...

e nada para fazer...

visitem :

http://www.botao.pt.vu//

se alguém chegar ao fim, por favor avisem...

Olha para o que eu digo e não para o que eu faço!

Depois de saber do problema de Tuvalu, soube agora que existe um "prémio" com o mesmo nome, cujo objectivo é evidenciar quem devia dar o exemplo e faz precisamente o contrario..
Este premio é atribuido por três Organizações Ambientais este ano o feliz contemplado foi o "nosso" Durão Barroso. Durão Barroso lançou uma campanha europeia contra o aquecimento global, fixando aos automóveis o limite máximo de 120g de emissões de CO2. O motivo pelo qual o prémio foi atribuido ao português, foi nada mais nada menos as 265g de CO2 que a sua viatura oficial debita para a atmosfera. Mais do dobro do permitido... Ora depois de lançar uma campanha destas e tendo em conta o cargo que desempenha é caso para dizer

Olha para o que eu digo e não para o que eu faço!

27/06/2006

15 Visitantes!!!

É com enorme honra que anuncio que o nosso blog chegou a bonita marca de 15 visitantes... (aliás como todos podem comprovar...)
Sentimo-nos felizes e não esperavamos tamanho sucesso! :-)
(agora queremos mais muitos mais...)
A cereja no topo do bolo era muitos mais comments! isso é que era.. acho que lhe chamam feedback e dizem que é importante.. Por isso, caros blogueiros comentem..

Temos um bolo saboroso como recompensa para o milésimo primeiro visitante.. a serio..

PDM de Vizela

É possivel consultar no site da Camara Municipal de Vizela, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2002, documento que relata a a suspensão parcial dos PDM's de Guimarães, Felgueiras e Lousada, que vigoravam na altura sobre parte da área do agora concelho de Vizela por parte da Comissão Instaladora do nosso municipio e dos motivos que levaram a tal suspensão. Durante três anos, (enquanto o PDM de Vizela não era elaborado), seriam aplicadas medidas preventivas para a área em questão, isto é, era possivel construir de raiz, reconstruir ou demolir em qualquer zona do concelho tudo em nome das medidas preventivas. Outra das medidas era, se necessario, o "derrube de árvores em maciço ou destruição do solo vivo e do coberto vegetal". Devo confessar que esta medida me alarmou um pouco, pois a nossa área florestal já é diminuta, e com tendência a diminuir todos os anos, devido ao flagelo dos fogos florestais. Devo relembrar que a qualidade de vida de uma população depende, não só, mas também, da qualidade ambiental da área onde se encontra inserida por isso deveria constar nas medidas preventivas a manutenção de zonas florestais, e porque não, a criação de zonas verdes de recreio. Só espero que as gentes da Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território - Norte tenham andado atentos e que ninguem se tenha aproveitado da circunstância. A boa noticia, é que desde que este documento foi publicado já passaram mais de três anos... Será que temos PDM? Ou não?

Ferias : Sugestão II

Desta vez a sugestão surge da Camara Municipal da nossa cidade.

Para 70 crianças e jovens do concelho de Vizela
Colónias de Férias

" Pelo terceiro ano consecutivo, o projecto “Aprender para Crescer/Crescer para Aprender”, promovido pela Câmara Municipal de Vizela, no âmbito do Programa Ser Criança, vai promover uma colónia de férias para um grupo de jovens do concelho. Esta iniciativa vai decorrer no período de 17 a 23 de Julho, na Pousada de Juventude da Praia de Areia Branca, no concelho da Lourinhã. A actividade abrange um total de 25 participantes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. "

E para quem não conhece, ou conhece mal, ou está indeciso se vai ou não, aqui fica um breve descrição para ajudar a resolver esse problema:


" Bem, ter uma Pousada de Juventude com o nome de Areia Branca, junto à praia, é do “melhorzinho” que te pode acontecer. Se gostas de fazer surf e bodyboard , poderás quebrar aqui umas grandes ondas e apanhar um bronze todo porreiro – tendo o devido cuidado com a exposição aos raios solares, pois claro. Da pousada às praias de Santa Cruz e da Ericeira é um piscar-de-olhos, e as noites prometem ser animadas, pois o que não falta por estas bandas são bons bares e discotecas. Podes começar a planear umas grandes férias."

26/06/2006

Guerreiros..


Guerreiros é como melhor consigo descrever os jogadores e a sua atitude no jogo de hoje! Principalmente a defender os portugas, estiveram em campo de corpo e alma, a suar a camisola! Muito Bem! Só aquela mão do Costinha, e a cabeçada do Figo é que poderiam deitar tudo a perder... mas não.. Felizmente o jogo impróprio para cardiacos, acabou mal para as laranjas estragadas... e mereceram.. Quanto ao árbitro? não interessa para nada... e agora venham os Ingleses...

!!! FORÇA PORTUGAL !!!

25/06/2006

Cars - Animação da Pixar

JN - "Qual diria então que é o tema fulcral do filme? "

Realizador John Lasseter - "As nossas vidas são feitas em função de prazos a cumprir, de destinos, de objectivos. É necessário um certo equilíbrio, abrandar um pouco, ter a percepção de que só temos este dia uma vez na vida. Temos de sentir o sol na cara, apreciar a luz que passa por entre os ramos das árvores, a vida à nossa volta, a família e os amigos. É um tema muito pessoal para mim porque foi algo que aprendi com a vida. Achei que era um bom ponto de partida para a personagem do filme. "

Belo tema sem duvida... Já merece uma espreitadela este filme..

Vizela

Não é bem um canto de Vizela, é mais uma visão nocturna do centro de Vizela! Um bocado escura de mais, mas até tem a sua piadita...