24/06/2006

A lontra e os esquilos...

Depois de ter lido no blog porvizela e no ddv a noticia das lontras com hábitos taberneiros, lembrei-me dos esquilitos que tambem saltitam la pelo parque natural.. Tambem merecem alguma atenção não? E andam a cerca de 1 ou 2 metros das pessoas!
Só espero é que não lhes façam mal! Nem às lontras!
Quem ainda nao os viu por lá?
Com 20-25 cm, a cauda é comprida e espessa, com aspecto esponjoso. A cor da pelagem é muito variada, desde castanho avermelhado até quase preto. No Inverno as orelhas têm tufos de pêlo comprido e pode dormir vários dias seguidos no seu ninho de ramos. De hábitos diurnos, é quase sempre um animal solitário. Armazena reservas de alimento para o Inverno em troncos ocos ou enterra-as. Alimenta-se principalmente de sementes e casca, nozes, bagas, insectos e ovos e crias de aves. Vive geralmente em bosques de caducifólias, mistos ou de coníferas.

Concurso de Fotografia

Soube hoje que temos uma actividade, diferente das do costume, no programa das festas de Vizela. É um concurso de fotografia subordinado ao tema: "Coisas de Vizela"!!!!! "...e tem o intuito de divulgar as coisas de Vizela nas suas vertentes..."!!!
Há em concurso três premios, duas maquinas fotograficas digitais e... um micro-ondas!!!!
Fantastico...
Bem, a iniciativa é boa, foge a rotina e tal... mas podiam ter arranjado um tema melhor.. digo eu.. Coisas??

Vá, é um detalhe... o que importa é a iniciativa!

Mais informações disponiveis no Posto de Turismo..

ah e... participem...

22/06/2006

Educação Ambiental

" No âmbito do Concurso de Desenho “Proteger a Floresta contra Incêndios”, a Câmara Municipal de Vizela, através do Gabinete Técnico Florestal, atribuiu à equipa vencedora uma visita ao Parque Natural do Gerês, na passada segunda-feira, dia 19 de Junho de 2006.O grupo, turma 4.º D da Escola Joaquim Pinto de Caldas de Vizela, constituído por 22 alunos, uma professora, uma auxiliar de Educação e ainda uma Técnica Superior da Câmara Municipal, partiu do Parque das Termas às 8h, tendo chegado ao mesmo local por volta das 17h.Orientadas pela Equipa Javsport, as crianças tiveram a oportunidade de realizar enumeras actividades radicais (rappel guiado, escaladas, entre outras) e o tradicional piquenique. O ambiente caracterizou-se de entusiasmo e euforia, sendo que os vencedores aderiram sem recusa a todas estas actividades. O bom tempo, por sua vez, contribuiu para o sucesso desta iniciativa, possibilitando um dia agradável e de satisfação, visivelmente notória nas expressões faciais das crianças vencedoras do Concurso de Desenho.Anteriormente, visitaram o Parque Natural da Penada Gerês os alunos das turmas 6.º D e 8.º B da EB 2,3 de Vizela, vencedores, respectivamente nos escalões do 2.º e 3.º ciclos. "

in http://www.diariodevizela.com/

Só tenho a dizer, Bravo... afinal de pequenino é que se torce o pepino..

Férias : Sugestao

Pois é as ferias estao ai.. Tá a fazer planos pessoal! Nada de deixar tudo para o fim! :-)
Como este blog é direccionado principalmente para gente jovem(embora toda a gente seja muito bemvinda), e esta gente jovem anda sempre de cinto bem apertado, vou deixar umas sugestões menos dispendiosas e igualmente divertidas e cómodas.
Falo das pousadas da juventude!

E para primeira sugestão, que tal o Gerês?

Situada no concelho de Terras de Bouro, a aldeia de Vilarinho das Furnas alberga aquela que é uma das mais carismáticas pousadas de juventude de Portugal. A procura por esta pousada é enorme, devido ao privilégio de se encontrar no seio do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Quem chega a Vilarinho, acha apenas aquilo de que vem à procura – um relacionamento profundo e empático com a natureza. O turismo de aventura veio para ficar e impedir a desertificação. Aqui, podes praticar canoagem, BTT, entre outros desportos de intenso esforço físico. Enquanto fazes caminhadas pelo Parque, poderás encontrar espécies vegetais e animais únicas e lagoas parecidas com esta, onde podes refrescar e/ou tomar um banho muito fresquinho.. Muito mesmo! No final do dia, recupera as tuas forças com um prato de feijão e couves. Ou entao podes sempre visitar a Vila do Gerês onde encontrarás mais opções para o jantar. Assim no fim do repasto podes sempre ir tomar um café, beber qualquer coisa e tal.. Até ouvi dizer que existe um bar karaoke muito bom... :-) Procurem... Vale a pena..

TUVALU

Navegando por alguns blogs de ambiente e fotografia(), descobri isto:

O paradisiaco arquipelago de Tuvalu. Alguem ouviu falar? Talvez... Eu ja.. é um titulo de um filme. Tuvalu. Em frente... pois parece que este arquipelago do Pacifico Sul se está a afundar. A primeira consequência visivel das alterações climáticas? O aumento da temperatura global provoca o degelo que por sua vez provoca o aumento do nivel do mar, o que provoca... o desaparecimento de Tuvalu!

Alguem ja ouviu falar? Talvez nao...
Verifiquem em stories - Tuvalu
Grandes fotografias neste site..

http://www.paleyphoto.com/

19/06/2006

Chalé do Parque



Aqui está, o Chalé do Parque! Para começar nada melhor do que uma novidade!