22/07/2006

Link para quem gosta de ler

http://www.releituras.com/

Pontos de vista - Florbela Espanca

Ser poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Pontos de vista - Fernando Pessoa

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.

27/11/1930

Não ler ao contrário!

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

Clarice Lispector

Lago do Parque Natural

Por do sol

21/07/2006

Falha? ou nem por isso?


Experimentem, no google, escrever failure (falhado ou falha), e carregar em "Sinto-me com Sorte". Verifiquem o resultado. :-)

Puro Veneno em Visão Online

Novo Oceano?

Fractura na crosta terrestre pode formar novo oceano. Uma recente fractura da crosta terrestre no deserto africano de Afar, perto do Mar Vermelho, poderá separar a Etiópia e a Eritreia de África e formar um novo oceano, assinala hoje a revista Nature.
Com base em imagens de satélite captadas antes e depois do aparecimento da fractura, em Setembro de 2005, cientistas britânicos, norte-americanos e etíopes concluíram que atingiu 8 metros de profundidade em apenas três semanas, ao longo dos seus 60 quilómetros, sendo lentamente preenchida com magma (rocha fundida).

O processo começou há cerca de 30 milhões de anos, quando uma massa de lava se elevou por debaixo da crosta terrestre e separou a península arábica de África, criando o Mar Vermelho, e levará outros milhões até ficar concluído.
Segundos os cientistas, trata-se de uma das poucas zonas do mundo onde um continente está a ser activamente separado por movimentos em curso nas placas tectónicas, num processo considerado semelhante ao que deu origem ao oceano Atlântico.
O estudo refere que a velocidade de separação das placas tectónicas africana e arábica é semelhante à do crescimento das unhas dos dedos (alguns centímetros por ano).
Como resultado dessa separação de longo prazo, o nordeste da Etiópia e da Eritreia irá destacar-se do resto da África, formando eventualmente um novo oceano.
«Não sabemos ao certo se irá aparecer um novo oceano no local, mas as perspectivas são boas», ironizou Wright. «Bastará deixar passar um milhão de anos».


Recantos de... férias

Não o Recantos não vai de férias.. Quem vai são os Vizelenses, e nós por aqui, vamos mudar o tema do nosso blog para Recantos de Férias.

A ideia é desafiar os nossos e-leitores a enviarem-nos fotografias dos seus recantos de férias..
Aqui vamos publica-las e mostrar Portugal e quem sabe até o Mundo aos vizelenses que ainda não se fizeram à estrada.. Vá.. participem...

Fotografias para

recantosdevizela@gmail.com

Vizela na Blogosfera

Foram noticia esta semana os blog's que se dedicam a nossa cidade, Vizela, entre os quais o Recantos.
Além deste, foram também noticia o Por Vizela, o novissimo Vizela tem os Olhos Abertos, o Mais Vizela e por ultimo o Rainha vai Nua.

Gostei desta atenção.. Agora, será que existem outros blog's Vizelenses? Aos seus autores, divulgem-nos por aqui..

20/07/2006

Viola


A tentar aprender a tocar viola. Sou um zero.. Encontrei este site, que me parece ser bom, com musica portuguesa e tal...
Mas não percebo nada nada do que la diz..
Ajuda, aceita-se...

19/07/2006

Piada á Batanete

Em Vizela existe um Guia, quase espiritual,e muitas pessoas o seguem, são os seus acólitos, existem acólitos conhecidos, outros nem por isso, esses são os acólitos anónimos...a base de apoio

" Efeito Especial "

E por falar em " efeito especial, produzido pela natureza, para pintar o mundo", que bela descrição, (Obrigado Drª Mª do Resgate) aqui deixo outro exemplo destes efeitos: A Aurora Boreal


acontece no pólo norte, enquanto a aurora austral acontece no pólo sul. Ambas são denominadas auroras polares. Este fenômeno é causado por uma tempestade magnética, que decorre de explosões no Sol que espalham no espaço e ao contato com as extremidades do Planeta Terra causam efeitos visuais impressionantes.
Auroras boreais são causadas pelo facto do Sol emitir em todas as direções uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, este fluxo de partículas recebe o nome de vento solar, que ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, são capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre (que é mais intenso nas regiões polares) formam correntes eléctricas que colidem com átomos de oxigénio e nitrogénio - num processo semelhante à ionização de gases que faz acender o tubo de uma lâmpada fluorescente.
Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes. Normalmente, as auroras boreais são esverdeadas pois os átomos de oxigénio das altas camadas atmosféricas emitem luz verde, após serem excitados pelos elétrons de alta velocidade do vento solar. Quando a tempestade é mais forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar e a aurora boreal pode tornar-se vermelha, cor da luz emitida por átomos excitados de nitrogénio, outro constituinte de nossa atmosfera.

Ovnis e educação no Chile

Universidade chilena abre o primeiro curso sobre ovnisA Universidade de Santiago do Chile (USACH) abrirá um curso de nível superior sobre "Ovnis e Fenómenos Aéreos Anómalos", o primeiro deste tipo na América, que será coordenado por cientistas chilenos e estrangeiros.

A idéia é fornecer uma série de ferramentas científicas para que as pessoas interessadas ou ligadas à área tenham um critério mais coerente sobre esta problemática que provoca grande interesse", afirmou o director do Planetário da universidade, Juan Herrera Quiroz.O académico afirmou que se trata da primeira vez na América, incluindo os Estados Unidos e Canadá, que uma instituição universitária se atreve a ministrar um curso formal de pós-graduação sobre ovnis (Objectos Voadores Não-Identificados).


Aspecto Parcial da Serra do Gerês

Serra da Peneda esconde tesouro arqueológico

Investigador galego descobre figuras de animais com mais de cinco mil anos. O cientista considera que, em termos arqueológicos, este é o achado europeu mais importante das últimas décadas. E reclama para a região o epíteto de Património Universal.
O Arqueólogo Pablo Novoa descobriu na Serra da Peneda um conjunto de alinhamentos de pedras construídos há mais de cinco mil anos. De acordo com o investigador galego, o tamanho das figuras dos animais autóctones varia entre os 50 e os 400 metros, o que transforma a descoberta no maior achado arqueológico europeu dos últimos 50 anos. «As gravuras de Foz Côa multiplicam-se ao longo de toda a Europa, mas estas figuras são únicas», refere o cientista, realçando a urgência de se declarar a região como Património da Humanidade. Só a investigação dos arqueólogos portugueses e o empenho das câmaras municipais abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Ministério da Cultura podem proteger esta descoberta, que tem merecido dos meios de comunicação espanhóis ampla cobertura.
O arco-íris?

Vermelho, cor-de-laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é um fenómeno óptico provocado pela natureza.
Luminoso e espectacular, é visível na atmosfera quando os raios do sol iluminam uma nuvem ou uma cortina de água, e vêm detrás do ponto onde nos encontramos – mostrando assim as cores do espectro de forma ordenada.
São exactamente as mesmas cores que se conseguem ver ao fazer passar a luz branca através de um prisma triangular. O que acontece é que a luz branca se separa, formando um espectro que contém todas as cores do arco-íris.


23 Coisas que não se pode morrer sem saber...

01- O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.

02- Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.

03- Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.

04- Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por
esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.

05- Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.

06- As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.

07- As escovas de dentes azuis são mais usadas que as vermelhas.

08- O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.

09- Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.

10- Só um alimento não se deteriora: o mel.

11- Os golfinhos dormem com um olho aberto.

12- Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.

13- As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas dos pés.

14- O olho da avestruz é maior do que seu cérebro.

15- Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.

16- O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.

17- O músculo mais potente do corpo humano é a língua.

18- É impossível espirrar com os olhos abertos.

19- "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.

20- Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.

21- Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.

22- Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.

23- Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este texto, tentam lamber seu cotovelo!!!

A verdade..

" Toda a verdade passa por três fases. Primeiro, é


ridicularizada. Depois, é violentamente


contrariada. Por fim, é aceite como sendo


evidente. "


Arthur Schopenhauer

18/07/2006

Visitas guiadas ao Concelho

Na tarde do passado dia 13, realizou-se a primeira visita turistica pelo concelho de Vizela. Esta foi promovida pelos serviços de Turismo da Câmara Municipal de Vizela, e permitiu aos turistas conhecer recantos do nosso concelho que de outra forma muito dificilmente encontrariam.
A primeira visita contou com 7 turistas.. o que também não me admira muito, pois divulgação a esta actividade foi coisa que não vi em lado nenhum...
De qualquer modo gostei de saber que se começa a fazer algo pelo turismo em Vizela.


17/07/2006

Férias..quase


Pois é ECO, ando meio absorvido com o meu último exame, finalmente, e quando me sento em frente ao pc, é quase sempre para estudar.
Mais o calor, que me trás uma preguiça mental enorme, mais o cheiro a férias que já estão perto, tudo isso faz com que ultimamente eu não tenha postado grande coisa, nem em forma nem em conteúdo.
Esta semana,se tudo correr bem, parto de férias, ainda não sei bem com que recurso financeiro, mas espirito não falta..por isso.
Haverei de trazer muita coisa para postar de .

16/07/2006

Dicionário Lello Inglês-Português

Comment - comentário, observação; nota crítica; apreciação; crítica, censura. Verbo comentar;
escrever um comentário; anotar; criticar; fazer observações sobre..

Votação Foto da Semana da Revista Visão Online

Foto 1 - Fogo
Foto 2 - Fiesta Brava
Foto 3 - Terror
Digam de vossa justiça aqui neste recanto..
Ah pois é ja repararam ali na nossa inovaçãozita não foi?
Pois já que ninguem comenta, nós temos que arranjar outros métodos..
Votem!

A solução

Li no Por Vizela, que já se nota que Vizela está quase a entrar em férias. Pois eu já estou e concordo que se nota. Até aqui pela internet. Reparem só nos nossos blogs.. Têm estado parados, e eu, pelo menos eu, não saí de Vizela... ainda..
É que com este calor só apetece estar metido na água, ou à sombra fresquinho. Não apetece fazer nada.. Nem escrever..
Pois a culpa é do calor. E como não apetece escrever muito, nem me ocorreu nada de especial resolvi postar uma fotografias.. Foi a solução que encontrei..
Que acham??

Sº Bento

Sº João