07/07/2006

Paranóia da conspiração?? Ou nem por isso...

Esta semana, no correio de leitores do do Jornal da Rádio Vizela, li um artigo muito interessante, que me levou a pensar coisas.
O artigo,destina-se á comunidade vizelense, e fala sobre o director do Noticias de vizela.
Então não é que a já conhecida Paula que dá paulada em todos,discorre sobre as falhas de compromissos finaceiros do Senhor Sérgio vinagre, desde cheques iguais ao seu encéfalo até á usurpaçã dao ex mulher e coisas mais.

Parei para pensar: 1º na autora

- A paula, suposta estagiária de jornalismo, defensora acérrima da ética profissional, diz que ouviu"...", diz que se fala"...",diz que desmascarou um vigarista.

- A paula, não foi coerente com os principios que apregoa, a Paula arrastou para a lama,qualquer principio jornalistico, independentemente da veracidade das suas afirmações.

-A Paula é incoerente? qual PAula?

2º no visado

-Porque é que alguem que supostamente esá cheio está interesado em roubar dinheiro, pega num jornal falido, e assume as suas dívidas?

-Como é que alguém com tanta falta de escrúpulos, rema contra a maré, numa atitude quase suicida e muito dispendiosa, em vez de virar o barco, e remar ao sabor da corrente,a caminho do Vil metal, facilmente álcançavel?

Com tanta volta á cabeça, acabei um pouco paranóico, talves esquizofrénico temporariamente, é que até acabei por descobrir no texo da Paula esta passagem:

"-Há dias fui aos correios de Vizela e fiquei admiradO"

Será que a PAula tem uma mão peluda?
Ajuda-me Paula, a saber se estou paranóico...

06/07/2006

Poeta vizelense

Distico

Quando eu te vejo em sonhos delirantes
perpassar como fada vaporosa.
Eu julgo ver a estrela mais radiosa
Em forma de mulher vagando errante.



Bráulio Caldas
1861-1905

Agora... Força!

Alguem está a ver?


A sensação de estar a ser observado faz com que as pessoas ajam de forma mais honesta, mesmo que os olhos não sejam reais, sugere um estudo agora publicado.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Newcastle verificou quanto dinheiro as pessoas colocavam na "caixinha da honestidade" de uma cantina quando compravam uma bebida. Descobriram que as pessoas colocavam perto de três vezes mais dinheiro quando um poster com um par de olhos estava acima da caixa do que quando o poster mostrava apenas flores.
A experiência tirou partido de um esquema de caixinha da honestidade de uma cantina da Universidade de Newcastle. Ao longo de 10 semanas, um poster A5 com a lista das bebidas quentes disponíveis foi colocado ao nível dos olhos, por cima da caixa de recolha do dinheiro.
A cada semana, o poster mostrava diferentes imagens, ou flores ou um par de olhos a olhar directamente para o observador. No final de cada semana, a equipa calculava o total de dinheiro recolhido e a quantidade de bebidas consumida.
Melissa Bateson, principal autora do estudo, comenta: "Descobrimos que as pessoas pagavam 2,76 vezes mais dinheiro quando o poster tinha o par de olhos do que quando a imagem era de algumas flores."
Este estudo demonstra perfeitamente que as pessoas se comportam melhor se forem observadas. Seria interessante verificar como se pode aplicar estas descobertas em estruturas organizacionais e na sociedade em geral, como forma de maximizar comportamentos honrosos e altruístas.

05/07/2006

Duas sugestões...

E porque o nosso quotidiano não pode ser preenchido apenas com futebol, aqui ficam duas boas sugestões para o fim-de-semana que se avizinha.
Em Longra, freguesia de Felgueiras, decorre, nos dias 07 e 08, o segundo Festival da Juventude. Para além de uma autêntica overdose de bandas e estilos musicais, o festival vai abranger várias actividades paralelas como, por exemplo, workshop’s de poesia e guitarra clássica, dança, animação de rua, entre muitos outros. Destaque para os vizelenses The Zool, e para os Reptile, onde também actua um vizelense. Preço? A entrada é livre, e o cartaz o seguinte:
Sexta-feira, dia 07
Palco 1, 21h00: Visitors (Guimarães); Juliete Vol Fire (Fafe); Mantra (Taipas); Mirrorman (Felgueiras); No Pigs Yet (Barrosas); The Zool (Vizela) e Zieben (Sintra).
Palco 2, 02h00: Desecrate (Santo Tirso); Reptile (Guimarães) e Fora de Serviço (Penafiel).
Sábado, dia 08
Palco 1, 21h00: Fadinhos do Piorio (Peter Shark - Porto); Trash Laboral (Paços de Ferreira); Plasticina (Porto); Slow Motion Beer Walk (Gaia); Jesus Trigger (Porto) eOlivetree (Porto).
Palco 2, 02h00: DaemoGorgoN (Fafe); Stubborm (Paços de Ferreira) e Jesus Cristas (Fafe).

A outra sugestão passa pela cidade de Freamunde, e pelas famosas festas Sebastianas. O ambiente é simplesmente delirante e propício a todas as maluqueiras que consigam imaginar. A cereja no topo do bolo vem com a animação musical: Gene Loves Jezebel (dia 07), Pedro Abrunhosa (08), Terrakota (09) e Mesa (11). Aconselho seriamente que passem por Freamunde, tenham é cuidado com as vacas de fogo...

04/07/2006

Curiosidades


A segunda-feira é o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira.Nas religiões pagãs antigas o dia era dedicado a Lua, por isto até hoje o dia é chamado de Lunes em espanhol, de Monday ( de "moon day", dia da lua) em inglês, e Montag em alemão. Aqui

Já que o Eco abriu o precedente dos desabafos...

Premonição

Ser avisado por mim,
E não prestar atenção.
É o cúmulo da distracção.
Sofri!

Camilo "visita" Vizela


Esta sexta-feira, dia 07 de Julho, o Jardim Manuel Faria vai receber a apresentação do livro “Novelas do Minho”. Trata-se do 12.º título da Colecção “Obras de Camilo Castelo Branco”, sob a orientação do Professor Doutor Aníbal Pinto de Castro.
Como se sabe, Vizela é um dos espaços geográficos que figura entre as várias narrativas de Camilo Castelo Branco, um dos maiores romancistas portugueses, pelo que esta apresentação se reveste de um carácter especial.
O convite está feito, sexta-feira, pelas 21h30, num dos mais bonitos recantos de Vizela.

Parque biológico no Minho

Está prevista a construção de parque biológico no rio Minho e no parque do Castelinho. Esta construção tem como objectivo aproximar a população do rio, e servirá tambem de apoio ao Aquamuseu. Este permite ao visitante uma viagem pelo rio Minho, desde a nascente até à foz. Criado pela autarquia de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu destina-se a fins turísticos, pedagógicos e de investigação. O conjunto de aquários está ordenado de forma a permitir uma viagem ao longo de todo o rio, começando em Lugo, (Espanha) e terminando na foz, em Caminha. Ao longo do trajecto, o visitante fica a conhecer as espécies piscícolas mais representativas do rio. Por outro lado, um museu mostra as artes da pesca que atravessaram gerações de homens ligados ao rio, além de equipamentos, materiais, utensílios e roupas utilizados pelos pescadores.

Fig. Aquário do AquaMuseu

Um Parque biológico é uma zona verde, que visa preservar a fauna, flora e costumes do presente e passado. O parque biológico albergará uma réplica do rio Minho, entre Melgaço e Caminha, cujo percurso vai ser reconstituído com canais e comportas, bem como um trilho botânico que será constituído por espécies autóctones da bacia hidrográfica do Minho, entre as quais, choupo, salgueiro, amieiro, loureiro, vidoeiro ou sabugueiro.Exemplos de Parques biologicos sao o Gaia, ou da Praia da Aguda.Para saber mais clique AQUI.

Desabafo...

Fenomenos de Transferência... exame... muito mau... :-(
não falo mais sobre isso...