06/07/2006

Alguem está a ver?


A sensação de estar a ser observado faz com que as pessoas ajam de forma mais honesta, mesmo que os olhos não sejam reais, sugere um estudo agora publicado.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Newcastle verificou quanto dinheiro as pessoas colocavam na "caixinha da honestidade" de uma cantina quando compravam uma bebida. Descobriram que as pessoas colocavam perto de três vezes mais dinheiro quando um poster com um par de olhos estava acima da caixa do que quando o poster mostrava apenas flores.
A experiência tirou partido de um esquema de caixinha da honestidade de uma cantina da Universidade de Newcastle. Ao longo de 10 semanas, um poster A5 com a lista das bebidas quentes disponíveis foi colocado ao nível dos olhos, por cima da caixa de recolha do dinheiro.
A cada semana, o poster mostrava diferentes imagens, ou flores ou um par de olhos a olhar directamente para o observador. No final de cada semana, a equipa calculava o total de dinheiro recolhido e a quantidade de bebidas consumida.
Melissa Bateson, principal autora do estudo, comenta: "Descobrimos que as pessoas pagavam 2,76 vezes mais dinheiro quando o poster tinha o par de olhos do que quando a imagem era de algumas flores."
Este estudo demonstra perfeitamente que as pessoas se comportam melhor se forem observadas. Seria interessante verificar como se pode aplicar estas descobertas em estruturas organizacionais e na sociedade em geral, como forma de maximizar comportamentos honrosos e altruístas.

1 comentário:

Lipe disse...

Bem...isso faz-me pensar que o Big brother do orson weels, afinal não seria tao mau assim.lol
Eu acho que o olho que nos vigia deve ser a nossa própria consciencia..seja na forma do belzebu ou do bom senso..qd precisamos de um olhar de fora..algo está mal!