27/07/2006

Descubra as diferenças...

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim Aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antigüidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover suas pás.
Na atualidade utiliza-se, ainda, para mover aerogeradores - moinhos que, através de um gerador, produzem energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores necessárias para que a produção de energia se torne rentável.


Parque Eólico convencional...

e com uma pontinha de criatividade...

5 comentários:

Anónimo disse...

Com a electricidade a ser cobrada de hora a hora, vou colocar um moinho no jardim para atenuar a "conta calada" da EDP.

Anónimo disse...

Eheheh... Gostei dr.ª Resgate. É uma ideia e pêras. Se calhar tb vou convencer o Astérix a colocar um moinho no nosso jardim. ;-)

1/2Kg de Broa disse...

Até é bonito... mas... não se gastava mais dinheiro numa engenharia destas?!
Mas fica aqui uma pergunta: e se as pás estivessem na horizontal? cabiam mais!

eco disse...

A um nivel mais reduzido, por exemplo de uma habitação, e não ao nivel de parques eólicos e grandes áreas de aproveitamento solar, o investimento inicial é maior claro, porque tem de se adaptar a habitação e criar outras infra-estruturas, mas depois ganha-se a liberdade quase total da companhia de electricidade.. :-)
ou seja não se pagam mais contas de electricidade..

eco disse...

ver mais aqui

http://www.cresesb.cepel.br/Parte_Externa.htm