Pois é, para já, em Vizela ainda não temos um Centro Cultural, com muita pena nossa. Porém o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães dispõe de alguma oferta cultural da qual podemos disfrutar. Assim durante o mês de Julho o CCVF organizará concertos, de bandas nacionais como X-Wife, Supernada(na foto) ou Dead Combo entre outras iniciativas como Semana da Dança. De destacar a particularidade dos concertos se realizarem ao ar livre nos jardins do Centro Cultural e de a entrada ser grátis.
Informem-se melhor aqui.
Ficamos a espera que Factor C benéfico leve a melhor em Vizela.
Já agora lanço aqui uma discussão! :-)
Acham que em Vizela existe viabilidade para um Centro Cultural? Em que zona/edificio?
Aceitam-se sugestões..
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Caro Eco, acho a questão muito pertinente e de urgente discussão.
Em relação á viabilidade posso te responder já, onde existirem pessoas existe sempre a necessidade de criar um espaço que congregue cultura em geral, a cultura é o oxigénio do espírito.
Em relação ao espáço, é obvio que idealizo com um edificio como o castelo, ou Antigo casino peninsular, mas sou realista e percebo que as restrições orçamentais nos devem fazer ser menos sonhadores.
Porque não reconverter as antigas fábricas texteis á beira do rio em espaços culturais, afinal...fazem parte da nossa história industrial.
VISITEM-http://www.av.it.pt/aveirocidade/en/monumentos/monu40.htm
Julgo ser opinião de todos que é necessário um espaço que dignifique a cultura em Vizela e simultaneamente dignifique também os seus promotorese determinando o fim do arbítrio, do autoritarismo e da troca de favores na cultura.
Não me parece que esse espaço tenha de ser grande nem grandioso, deve isso sim, ser um local para aqueles que se apresentarem com profissionalismo e qualidade.
Este tal espaço deveria englobar oficinas para a produção do objecto, ou seja, quem pinta, quem trabalha cerâmicas, vidros, cestos, etc, deveria ter atliers para estes artistas que contribuem com obras de arte lá possam trabalhar e ensinar a faze-lo.
De resto o local exactamente, não me parece importante, até porque em Vizela o que mais há é espaços fechados, que com um pequeno investimento e lavagem da cara, serviam perfeitamente, nao acredito que os nossos artistas e/ou promotores culturais se preocupem com a riqueza do espaço, mas sim que, quem manda, aproveite a sua vontade de contribuir para a riqueza cultural de uma população.
Também sou da opinião de que um centro cultural traria apenas beneficios para toda a comunidade vizelense. Em primeiro lugar, beneficiava os artistas, porque como diz ovizelense poderia ser integrada uma zona de ateliers para estes trabalharem e quem sabe até ministrarem workshops, beneficiando assim o resto da comunidade. Em dias de espectaculos, Vizela beneficiaria duma onda de visitantes na cidade.
Deste modo todos sairiam beneficiados até o turismo...
Quanto as instalações creio que se a Camara quisesse e com um bocadinho de boa vontade encontrava um bom local. Por falar nisso, hoje reparei na fachada de um edificio no centro de Vizela. Exibia uma faixa com o nome de um clube recreativo. Fiquei com a ideia que era na antiga sede(cedida pela camara?? Era?) de um partido politico.. Alguem ja reparou?
Vizela tem muito potencial basta apostar...
Enviar um comentário