14/10/2006

Sabia que..

À medida que a vaca olha para nós está permanentemente a mastigar … e a arrotar. Pode estar a produzir até 500 litros de metano por dia e existem outros dois milhões como ela por todo o Reino Unido!
O gado é a maior fonte singular de metano, um gás 23 vezes mais potente que o dióxido de carbono para o efeito de estufa, do Reino Unido, sendo responsáveis por cerca de 3% dos gases de efeito de estufa do país. A redução dessas emissões não só tornava a agricultura mais verde e eficiente, como podia ajudar o Reino Unido a cumprir as suas metas para o Tratado de Kyoto.

Proposta de Leitura



Redescobri este livro nas minhas estantes, lembrei-me que o tenho de entregar urgentemente na biblioteca da escola.
Estou com ele esquecido em casa há alguns meses, que coisa feia de se dizer, mas enfim.
Esta coisa dos esquecimentos, no campo da psicologia, não acontece por acaso. Acho que tive uma certa dificuldade em devolver o livro, pois inconscientemente eu sei que esta obra é uma das mais preciosas contribuições cientificas realizadas nos ultimos anos, sobre o nosso concelho.
O estudo é da autoria da muito querida Professora Elódia, docente da Escola Secundária de Vizela, Licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

" Mortalidade Infantil e Práticas associadas ao primeiro ano de vida", um estudo no território de Vizela, que, ao jeito do grande rigor que os pergaminhos da geografia portuguesa encerram, desde os estudos regionais de Amorim Girão ou de Orlando Ribeiro, nos conduz pelo enquadramento fisico do concelho, caminhando para o humano até chegar ao seu interessante estudo...o resto, desafio todos os vizelenses de espirito curioso a darem uma vista de olhos.

13/10/2006

Janis Joplin

Excelente voz, belas imagens e.. anos loucos...

Nobel da Paz 2006

Muhammad Yunus, do Bangladesh, e o Banco Grameen, que fundou, foram hoje distinguidos com o Prémio Nobel da Paz pelo trabalho no desenvolvimento de oportunidades económicas e sociais entre os mais pobres nomeadamente na ajuda ao desenvolvimento económico e social no Bangladesh.
«Todo e cada indivíduo no mundo tem o potencial e o direito de viver uma vida decente. Em várias culturas e civilizações, Yunus e o Banco Grameen têm demonstrado que mesmo os mais pobres dos pobres podem trabalhar para o seu desenvolvimento», afirmou a Comissão Nobel, ao justificar a decisão. Mais do que um banqueiro, Muhammad Yunus (hoje, com 60 anos) continua a ser o professor universitário de Economia que, um dia, trocou as salas de aula pelas aldeias do Bangladesh, emprestando dinheiro aos pobres sem exigir quaisquer garantias, apenas na base da confiança.
«Estava a leccionar Economia, na Universidade de Chittagong, nos anos que se seguiram à independência do Bangladesh e havia muitas dificuldades. O país, em vez de progredir, estava a definhar e, em 1974, enfrentámos um terrível período de fome. Via pessoas a morrer à fome e estava frustrado, sem saber o que fazer para ajudar. Afinal, todas as grandes teorias de desenvolvimento económico que eu ensinava não contribuiam para nós.Era precuiso olhar para o mundo como um ser abstracto, mas como se de uma pessoa se tratasse e tentar ser útil. Nem que fosse para uma só pessoa. Fui à aldeia mais próxima do "campus" universitário visitar os pobres e... foi assim que tudo começou. Vi como as pessoas sofriam, como estavam dependentes dos usurários que lhes emprestavam dinheiro, quase sempre montantes muito pequenos. Porque não fazer uma lista destas pessoas e tentar ajudá-las? Com a colaboração de alguns alunos, fizemos uma lista de 42 pessoas e chegámos à conclusão que o total de dinheiro necessário era de 27 dólares! Meu Deus! Andamos nós a falar de milhões e milhões de dólares para investir e desenvolver a economia do país e há pessoas que, apenas, precisam de um dólar.»

10/10/2006

Sub-21

Já não escrevemos um post sobre futebol há muito. Agora acho que se justifica. Os sub-21 fizeram o que tinham de fazer, isto é, ganharam por 3-0. Impecavel.. Outra coisa não se esperava!
Marcaram golos João Moutinho, Djaló e um autogolo de Taranov.

Cartoon do dia..

Mais um com um brinquedo perigoso...
É o desafio..

Num tribunal de provincia...

Num tribunal de uma pequena comarca de província, o advogado de acusação chamou a sua primeira testemunha, uma velhinha de idade avançada e avó.
Aproximou-se dela e perguntou: -Srª. Maria: a senhora conhece-me?
-Claro que te conheço. Conheço-te desde pequenino e, francamente, desiludiste-me. Mentes descaradamente, enganas a tua mulher, manipulas a pessoas e falas mal delas pelas costas. Julgas que és uma grande personalidade quando nem sequer tens inteligência suficiente nem para ser varredor. Claro que te conheço.
O advogado ficou branco, sem saber que fazer. Depois de pensar um pouco apontou para o outro extremo da sala e perguntou:
-Srª Maria: conhece o advogado de defesa?
-Claro que sim. Também o conheço desde a infância. É cobardolas, tem problemas com a bebida, não consegue ter uma relação normal com ninguém e na qualidade de advogado bem, aí...... é um dos piores que já vi. Não esqueço também de mencionar que engana a mulher com três mulheres diferentes, uma das quais, curiosamente, é a tua mulher. Sim, conheço-o. Claro que sim!
O defensor ficou em estado de choque.
O juíz, então, pediu a ambos os advogados que se aproximassem de si e com uma voz muito ténue diz-lhes:
- Se a algum dos dois ocorrer perguntar à puta da velha se me conhece, juro-vos que os meto na prisão!

(Recebido por e-mail)

08/10/2006

bloopers

Reparem no cavalo...
Só apetece dizer: BEM FEITO!!
VAI LA MARCAR O CU DA TUA TIA PÁ!!
AMOR VOCAL

E eu que adoro quando um homem e uma mulher fazem aquela coisa tão boa de se fazer, quando se faz bem feito.

Equação do Amor..



Ok para aqueles que acreditam que tudo se pode resumir a uma formula matemática aqui fica a equação do Amor:








1,7A+1,5B+1,5C+1,5D+1,3E
em que:

A - Atracção exercida pelo parceiro
B - Prazer da sua companhia
C - Desejo de intimidade
D - Necessidade de ser aceite
E - Medo de ser Abandonado

Horror! :-)

Esta imagem decorrente de uma tragédia é muito forte e chocante! A vítima caiu de uma determinada altura e tem tudo exposto para fora do seu corpo!!! Nota-se o semblante de medo e horror no rosto dos curiosos ao redor do Corpo caído.
(Recebido por e-mail)

Monstros

Cientistas noruegueses descobriram uma verdadeira "arca do tesouro" de fósseis pertencentes a répteis marinhos gigantes, que percorriam os mares no tempo dos dinossauros.
Os fósseis com 150 milhões de anos foram descobertos na cadeia de ilhas árcticas de Svalbard, a cerca de meio caminho entre a Noruega e o pólo norte. As descobertas dizem respeito a dois grupos extintos de répteis marinhos, os plesiossauros e os ichthiossauros e um dos esqueletos já foi alcunhado "o monstro" devido à sua enorme dimensão. Estes animais era predadores de topo no que era então um mar relativamente frio e profundo. O conjunto de fósseis engloba 21 plesiossauros, seis ichtiossauros.
Após a morte as carcassas foram depositadas na lama das profundezas oceânicas, onde muito pouco oxigénio estava presente.

Pesticida?!?


Em vez de comprarem, a preço elevado, pesticidas patenteados por multinacionais, os indianos pulverizam os seus campos de algodão e de pimentos com Coca-cola. Corre o boato que que a bebida é bem mais eficaz e muito mais barata do que os outros produtos. "Os insectos nocivos morrrem pouco depois da pulverização" disse Andhra Pradesh. Um litro de pesticida custa na India perto de 10mil rupias (170Euros) e um litro e meio de refrigerante não passa das 30 rupias(50 centimos)!! Desde há anos, discutem-se as propriedades da Coca-cola: eficaz na limpeza de sanitas, pára-brisas e poderoso antiferrugem. E na China é utilizada como... espermicida...
(Courrier Internacional nº72)
Tendo em conta o novo spot publicitário desta marca, acho que todos estes boatos começam a fazer mossa. Já o viram? Um velhinho com 80 e tal anos a jogar futebol e a correr como se tivesse 25? E a dizer que não haviam estudos a confirmar que a Coca-cola fazia bem à saude mas que dá alegria e essa aumenta a esperança média de vida. Que espertinhos...