30/06/2006

As cores do rio



Não queria, a serio. Mas encontrei esta foto agora mesmo e, apesar de ja ter algum tempo, continua a ser, infelizmente, actual. Até quando vamos ter de conviver com este cenário? A minha juventude não permitiu que conhecesse o Rio Vizela limpo, como outrora. Tenho pena. E repudio as constantes promessas lunaticas da despoluição.

Ai, se o chalé fosse depois desta curva...

Já agora, o que foi feito do movimento cívico em favor do Rio Vizela? Faz tempo que não ouço qualquer eco!

4 comentários:

Lipe disse...

Pois é, a já sobejamente conhecida garganta rergorgitória que não dádescanso ao rio.
Lembro-me de uma capa de um jornal local que dizia, "as descargas do rio vizela são legais", eu n acredito que a lei não salvaguarde a vida piscícola de um recursso hidrico, mas ok, os meandros da lei...
Agora, ouvir uma insinuaço, do género, que o fim daquelas descargas passaria pelo despedimento de centenas de pessoas, isso é gozar, vilipendiar e ficar a rir da inteligencia e dignidade de toda uma população.

eco disse...

Pois é antiga mas nem tanto.. tenho uma fotografia igualzinha, com nem um mês sequer.. e já que não se faz nada em relação a isto resta-nos esperar que essas promessas não sejam tão lunaticas como isso!
Revoltante é ainda saber que as fabricas que provocam isto, têm os equipamentos de requalificação da agua que permitiriam evitar esta desgraça..
Enfim quanto mais se tem, mais se quer..

Anónimo disse...

Ainda conheci o rio Vizela limpo e transparente. Já lá vão tantos anos... era eu solteiro e bom rapaz. Continuo bom rapaz mas, já um pouco entradote.
Que é feito do movimento "a lontra"?
Calaram-no? Compraram-no?

Anónimo disse...

A Lontra não foi comprada nem vendida. Lembram-se que a Lontra pediu gente para trabalhar pela causa do Rio Vizela... Eu digo-vos quantos apareceram: Zero. As associações em Vizela atropelam-se umas às outras, mas são aquelas que pouco mexem na consciência, as futeboladas e pouco mais.
A Lontra não morreu, a Lontra ainda existe, A Lontra é uma associação registada na conservatória e com estatutos, haja quem lhe queira dar voz.
Mas também vos digo, que muitos de vós que deitam filetes para a Indústria se esquecem os dejectos das vossas casa, mais curva menos curva, vão directos para o lindo Rio Vizela. Espreitem o canudo que está por baixo do Chalé do Inglês!
Felizmente, o problema de rio em Vizela deverá estar resolvido em poucos meses, e pelo que sei até já não devem conseguir repetir a fotografia que o Blog mostra... Mas o rio vai continuar poluído. Deixo-vos o desafio, subam o rio e vejam como ele vem desde Fafe.